quinta-feira, 8 de abril de 2010

Caminho(s) de Felicidade

Tenho andado a querer escrever sobre uma data de coisas, mas não me sai nada.

O coração tem tido muito que mastigar, é um facto!

Os últimos tempos têm sido ricos. Dei por mim no dia 1 deste mês a pensar "bolas, já faz um ano que me vim embora de Lisboa". Deixei amigos, sei que sim. E tenho saudades, como já tantas vezes aqui escrevi. Abril de 2009 trouxe uma vida nova. Um objectivo novo. (E, sim, os meses em casa, parada, como nunca antes tinha acontecido, foram estranhos.)

Setembro trouxe a alegria da Enfermagem. Ainda me lembro, como se tivesse sido mesmo agora, de abrir a caixa de e-mails e ver que tinha entrado. Ainda me lembro do telefonema que fiz logo logo a seguir, para o meu mano, e do que nos rimos nessa noite a olhar para a lista de nomes daqueles que haviam de ser os meus colegas. E lembro-me das matrículas. E de ser tão estranho chamar Dignissimo Senhor Enfermeiro a quem já significava muito na minha vida. E lembro-me da praxe da madrinha. As praxes. A escolha da madrinha. A família. O baptizo e o banho. E a sapatada. E as noites e tardes e manhãs que se seguiram.

A Tuna. Lembro-me do primeiro ensaio, em que ainda tudo me era demasiado estranho para estar completamente à vontade. E lembro-me dos ensaios seguintes. O bom que foi ir conhecendo aqueles e aquelas que têm feito a História da TESESJD. A primeira actuação, e o nervosismo. E a actuação em Reguengos. O chão daquela praça, de costas para a igreja que já conhecia tão bem. O padrinho, e o sim. E mais o resto da família! E, esta semana, o traje. Comprado rodeada de quem significa tanto para mim.

Olho para trás. Passou um ano. E mudou tanta coisa! Estou como quero. Estou como sempre quis. Segunda-feira é dia de trajar pela primeira vez. (as palavras não me saem; parei aqui.)






Não fiz este caminho sozinha. E há pessoas importantes.

O meu irmão Alex, por sempre ter estado perto, muitas vezes nos mesmos caminhos; é especial tudo aquilo que partilhamos, e são tantas coisas! Gosto da relação que vamos construindo. E tu és especial.

A madrinha Raquel... Há gente que aparece na nossa vida assim quase sem querer e que ainda bem que aparece! É bom ter-te na minha vida e estar na tua. E é bom sentir a nossa cumplicidade a crescer a cada dia. Gosto de ti.

O padrinho Mário, que é seguramente uma das melhores pessoas que conheço. Deixas-me de "herança", entre mais uma data de coisas, o amor à Tuna. E esta é mais uma das razões (se outras não houvesse) para seres tu o meu padrinho.

O mano André, sempre lado a lado comigo, passinho a passinho, degrau a degrau. E o bom que vai ser trajar contigo já daqui a nada! Tornaste-te importante em pouco tempo, seguramente porque és bom!

O querido Bagorrilha... Para além de tudo o que nos une, sempre me mostraste com os teus actos que a Tradição Académica é das coisas mais valiosas que temos. E tenho mesmo pena de não te ter cá na Segunda Feira.

Não deixo mais nomes, e faltam tantos! Mas sabem quem são: a Tuna (todos!), e os colegas de turma (todos!), e mais uma data de gente (como a Vera e a Ana Catarina) podre de boa que conheci aqui. E mais um punhado de amigos de outras andanças, e os nomes destes não ficam porque é de facto um punhado grande (e vocês sabem, pá)!

Sou feliz. E ainda bem que vos tenho na minha felicidade!

4 comentários:

pequenosorrisos disse...

Como se não bastasse o meu coração a palpitar (ou nao fosse eu daqui a poucas horas saber a nota de estágio), ainda me atrevi a ler isto.

Tenho tanto para dizer, vou tentar resumir.

Primeiro: vou começar a reclamar, essa imagem foi roubada do blog da tua madrinha, ou seja, DO MEU! Não abuses afilhada, não te posso dar tudo, não achas?! lool

Agora passando à parte séria.

Foram de facto muitas mudanças e como eu te percebo, eu olho para trás e vejo três, TRES, anos e tanto mudou.

Sim, tens razão a nossa cumplicidade cresce de dia para dia. Uma madrinha não se faz sem afilhados. Obrigada pelo voto de confiança, obrigada a cima de tudo por teres aparecido.

Sou feliz por te ter ao meu lado, Amiga :)

Gosto tb de ti*

Bagorrilha disse...

Como foi bom passar por aqui esta noite, não me esqueço que se encontram em vigilia e que pena de não estar ai fisicamente, mas tenho vos no pensamento e na minha oração, encheu-me o coração ler este comentário, e a lágrima começou a cair, tão bom teresinha ver-te crescer.
Sentir que a amizade que nos une é imensamente forte e que só assim é porque é fortalecida no Pai que não treme, é bom saber que te mostrei a importância da tradição académica e tanto que te queria ver trajar pela primeira vez, manda fotos para derramar mais uma lágrima. Sentir que está a acabar esta fase deixa-me feliz pelo caminho percorrido e pelas pessoas especiais que passaram no caminho, nas quais estás incluida e lembro me como gostei, mas como me custou gritar contigo e chamar-te bicho...
Tempos que passaram e não voltam atrás, mas que ficam gravados nos nossos corações. Como gosto de ti...
Grande beijinho pseudo afilhada

Ana Isabel Gamado disse...

"Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas reflectir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas levantar após as derrotas. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, sacrifícios e azares. Ser feliz não é um caso do destino, mas uma conquista pessoal."
E pronto, a frase diz tudo. Tenho apenas a dizer que GOSTO IMENSO DE TI e sou feliz por te ter ao meu lado.

Beijinhos

Ela disse...

eu adorava escrever um bonito texto, mas a cabeça nao dá para tal com tamanho cansaço, por isso te deixo uma das musicas que mais me marcou em 12 anos de escutismo e que eu mais adoro:

"Um amigo é um bem,
Um tesouro que se tem,
Sóis vós as estrelas,
Que nos guiam mais além.
São momentos bons e maus,
Nesta estrada percorrida,
E digo mais, não vos trocava
Por nada desta vida.

Refrão


E talvez um dia, chegue a hora do adeus,
Deixar-vos-ei com pena, amigos meus,
Mas mesmo longe, vós estais perto,
Ao pé de mim,
Pois entre amigos é assim.

Um amigo é um irmão,
Nosso pensar, nossa mão.
Meus amigos que estão aqui
Para vós canto esta canção.
O tempo voa neste instante,
E já estamos de partida,
E digo mais, não vos trocava
Por nada desta vida. "

Gosto imenso de ti :)

P.S. - Esse traje assenta-te que nem uma luva. Que orgulho :`)