domingo, 7 de março de 2010

The time

As minhas Eucaristias de domingo nem sempre são fáceis. E explico porquê: o facto de estar com os meus gaiatos obriga-me quase a deixar de ser a "Teresa que precisa do Senhor urgentemente!" para ser a "catequista Teresa". Para não ser mal entendida, que é coisa que abomino, convém acrescentar que obviamente que vivo as Eucaristias. Mas vivo-as de um modo muito diferente. Entre uns "T., está caladinho" e outros tantos "G., vá lá, vira-te lá para a frente". Gosto dos meus meninos, mas as Eucaristias acabam sempre por ser... especiais.
Hoje, no meio da lufa-lufa que já vai sendo hábito (e, sim, confesso, já vai abrandando!), decidi mudar a minha vida. E não, não é uma hipérbole para embelezar este texto. Nem é mais uma decisão entre outras tantas que já foram pelo cano abaixo. Ouvi uma frase, numa das leitura, que nunca tinha ouvido, que não conhecia.
Já disse várias vezes (e talvez já tenha escrito aqui) que o Senhor gosta de me dar uns estalos de vez em quando. Hoje levei mais um, e não é que percebi que já chega de algumas coisas?!
Passo a concretizar.
Centrem-se, por favor, na 2ª Leitura de hoje, da 1ª Carta de S. Paulo aos Coríntios. A última frase é esta:
"Assim, pois, quem pensa estar de pé, tome cuidado para não cair."
Caiu-me na vida assim a seco, sem aviso prévio, e mais do que certeira. Sim, eu sei que aprendemos com os erros, mas não errei já nisto vezes suficientes? Não era suposto ter percebido já que não me posso dar como garantida?
Ouvi. O meu cérebro começou a processar. O coração começou a mastigar. E saiu-me um "CHEGA!"
É assim que estou. Chega das minhas certezas baratas e absolutas, e chega da minha vida dependente com vontade de auto-suficiência. E chega de achar que, se estou bem, se estou de pé, nada me abala e não caio. Porque caio. E já caí. E sei coisas sobre quedas (poucas, mas sei). E sei que importa que nos levantemos. Mas parece-me que importa ainda mais não acharmos (como eu vou achando muitas vezes) que, estando de pé, havemos de permanecer sempre assim, sem esforço.
Se agora estou de pé? Não. Mas estou a levantar-me!

4 comentários:

Ana Gamado disse...

E palavras para quÊ?? É assim msm Té, toca a levantar pq o Senhor quer-nos é de pé e a fazer pela vida. E se precisares de uma mãozinha para te ajudar a levantar, pds contar cmg. :0)

Um beijinho fraterno
Ana Isabel Gamado

Ana disse...

"Nunca digas nunca", vero? É muito por aqui q me guio. Tudo bem, cai nesta situação e se puder evitar, não volto a cair mas ninguém me garante q tenha aprendido a lição e não precisa de lá esbarrar mais uma vez. E há quedas q se repetem, over and over again, pq somos duros de ouvido e de coração.

P! disse...

Há uma senhora muito sabia que me diz imensas xs assim: enquanto tiveres joelhos... vais cair :)

Bagorrilha disse...

como sou como tu e levo com cada xapada que fico roxo, lol

Ouvi um amigo dizer: "Se a queda for enquanto sobes, menos mal, pior é se a queda for enquanto desces"