domingo, 31 de agosto de 2008

"O Caminho, a Verdade e a Vida"

Na homilia da Eucaristia de hoje o Padre Agostinho contou uma história fantástica...

Dizia ele que, como sabemos, durante a II Guerra Mundial os alemães levavam os judeus para campos de concentração, onde os torturavam. No entanto, quando eram "empacotados" nos comboios os judeus não sabiam (obviamente) o que os esperava. Os alemães diziam-lhes que os iam proteger da Guerra; que para onde iam estariam seguros. Durante o trajecto de comboio que tinham que percorrer havia paragens; em algumas, outros judeus, de fora dos comboios, gritavam aos "viajantes" que aqueles comboios não os iam salvar da Guerra, mas sim levá-los para a morte. E alguns judeus saíam dos comboios, tendo assim escapado à terrível tragédia que todos conhecemos.

("Porquê esta história?" perguntou o Padre nesta altura. "Eu explico.")

A nossa vida é assim. Quando nascemos entramos num comboio que, como o que levava os judeus para a morte nos campos de concentração, nos leva para a morte. No entanto, como apareciam os judeus fora dos comboios a gritar para os que seguiam para a morte, a certa altura aparece Jesus na nossa vida. E diz-nos tão simplesmente que estamos a caminhar para a morte, mas que não tem que ser assim. Se sairmos do comboio, temos à espera a vida eterna, a Ressurreição.

Fiquei a pensar, e não é que isto é mesmo assim?! É mesmo só Ele o Caminho de Verdade que conduz à verdadeira Vida: a eterna!

Sem comentários: