sexta-feira, 24 de abril de 2009

O meu prisma

Cresci com este Santuário sempre ao lado e, de certo modo, no colo da Senhora d'Aires (qual Cristo descido da cruz). Foi-me sempre familiar. Para além das idas habituais com a minha mãe, sempre me habituei a ver o recinto cheio lá pelos fins de Setembro, na altura da Feira. E sempre gostei dos fins de Abril, altura da Festa, menos movimentada...

Não me lembro com clareza da primeira Romaria a Cavalo, em 2000. Lembro-me que foi uma movimentação estranha, mas boa. E que, de certo modo, veio animar aquilo que costumava ser uma Festa que quase passava despercebida.


Passaram nove anos, e a IX Romaria a Cavalo partiu na quarta-feira da Moita. Trazem a Senhora da Boa Viagem e o desejo de chegar a Viana e receber o carinho da Senhora d'Aires.
É, e deve ser, um orgulho ver deslocar uma massa humana desta dimensão (saíram da Moita mais de 300 romeiros, e outros tantos se vão juntar pelo caminho) para a 'minha' vila.
É, sem dúvida, comovente ver deslocar tantos romeiros para o colo daquela que tenho aqui ao lado todo ano.

Adivinha-se um fim-de-semana agitado, mas com tempo para tudo. É isso que desejo e que espero de coração de todos aqueles que se vêm juntar e dar cor à vila.
Ponderação, porque o tempo chega para tudo.

A chegada dos romeiros está prevista para as 18horas, mais coisa, menos coisa, ao Largo de S. Luís. Às 21horas sairá da Igreja Matriz a Procissão pelas ruas da vila.
A noite também se adivinha animada...
No domingo, por volta das 10h, sairá do Largo de S. Luís a Procissão rumo ao Santuário, em frente ao qual será celebrada Missa Campal.

Fica o convite para quem nos quiser visitar! =)

Sem comentários: